segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Plano de aula - 08/02/2012

Data: 08 de Fevereiro de 2012
Tema/Conteúdo: Respeito à Pluralidade Cultural / Apresentação Livro da Vida
Objetivos:
Trabalhar o Tema Transversal – Pluralidade Cultural em texto para leitura e discussão./ Apresentar o Livro da Vida
Método: 
Apresentar Projeto “Livro da Vida”

Projeto: Livro da Vida (Pedagogia de Freinet)
Objetivo Geral
Ø  No Livro da Vida, os alunos, ao relatarem experiências do seu dia-a-dia, expressam suas memórias e retratam diferentes formas de perceber a aula e a vida. Através desse instrumento de expressão da escrita, lhes é possível: reter idéias, resumir uma atividade e relatar informações. Consolidam, assim, uma pequena ligação de coerência entre a vida dentro da escola e fora dela.
 Objetivo Específico
Ø  Aumentar o vocabulário.
Ø  Desenvolver a escrita.
Ø  Relembrar fatos interessantes que aconteceram no colégio no dia anterior. Desenvolver a temporalidade.
Ø  Trabalhar com a livre expressão, texto, desenho e pintura.
Ø  Socializar os acontecimentos das diferentes disciplinas da turma. 
Ø  Desenvolver a oralidade.
Ø  Expor e discutir diferentes modos de ver a aula e a vida.

Metodologia
Materiais:
o    Um pacote de 100 folhas de papel A4 para ser encadernado com capa de plástico transparente.
o    Tiras de papel para serem escritas para o concurso do nome do livro da vida.

Passo a Passo:
1º Passo
Explicar para os alunos o que é o Livro da Vida no contexto do objetivo da aula. Será um livro cuja autoria será de todos os alunos da turma. Assim, diariamente, um aluno leva o livro da vida para casa e vai escrevendo sobre os acontecimentos daquele dia na escola. No final do ano, no último dia de aula, uma comissão de alunos entregará o livro da vida à biblioteca, onde eles vão poder, ao longo dos anos, relembrar momentos, sentimentos, atividades, enfim o dia-a-dia na escola. Evidencia-se que esta atividade forma uma seqüência de idéias, novidades, registros e experiências que vão constituir um livro com as memórias da turma.
2º Passo          
A professora propõe um concurso para escolha do título do Livro da Vida. Distribui tiras de papel para que os alunos, em dupla, discutam e depois escrevam um nome para o título do livro. Após as duplas terminarem, irão formar um círculo na sala de aula para que cada dupla possa apresentar e defender sua idéia quanto ao título do livro. Assim, (sugerindo um título para o livro) cada dupla estará desenvolvendo a capacidade de exposição, argumentação e convencimento. Cada dupla apresenta o título que criou para turma. Após todos apresentarem os títulos criados, a professora inicia a votação. A professora pedirá que os alunos levantem o dedo para o título que mais gostaram eliminando os títulos pouco votados até chegar ao vencedor. A ilustração da capa será feita por cada aluno que fará o autoretrato e colocará seu nome abaixo ou acima do desenho.
3º Passo
O aluno que levou o Livro da Vida para casa, no dia seguinte, vai ler o que escreveu para turma e mostrar a ilustração. Os textos escritos pelos alunos não serão corrigidos pelo professor, o livro é da turma, uma forma de cada aluno se expressar livremente, sem correções ou interferências. Um olhar do aluno para as diversas disciplinas, diferentes formas de perceber a aula e a vida.
4º Passo
O aluno sobe numa “cadeira” de maneira que seja visto e ouvido por toda turma, assim ele expressa as suas memórias. Ele aprende fazendo, contando as histórias da turma com arte e criatividade. Depois há colocações dos alunos da turma, uma conversa sobre o que os alunos ouviram com o que eles vivenciaram e por último a criança que leu é vendada para sortear a  próxima criança que levará o Livro da Vida para casa.
Dinâmica de Acolhida (Pluralidade Cultural) 

Essa fábula transmitirá a nós uma mensagem otimista e ao mesmo tempo de co-responsabilidade de cada um com o bem estar do grupo. Também aproveitamos para dar significados às cores das outras estrelas mostrando a importância da diversidade de nossas características para a realização e harmonia do grupo. Todos nós temos um papel importante a desempenhar.
Cada criança receberá uma estrela para pintar com a cor de sua preferência e essas estrelas enfeitam nossas salas lembrando que aqui todo mundo pode brilhar.
Quer saber a nossa fábula? Então veja:

A fábula da estrela verde

Havia milhares de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis.
Um dia, elas procuraram Deus e lhe disseram:
_ Senhor, gostaríamos de viver na Terra entre os homens.
_ Assim será feito, respondeu o Senhor. Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e podem descer para a Terra.
Conta-se que, naquela noite, houve uma linda chuva de estrelas.
Algumas se aninharam nas torres das igrejas, outras foram brincar de correr com os vaga-lumes nos campos; outras se misturaram aos brinquedos das crianças e a Terra ficou maravilhosamente iluminada.
Porém, passando o tempo, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para o céu, deixando a Terra escura e triste.
_ Porque voltaram? Perguntou Deus, a medida que elas chegavam ao céu.
_ Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra. Lá existe muita miséria e violência, muita maldade, muita injustiça…
E o Senhor lhes disse:
_ Claro! O lugar de vocês é aqui no céu. A Terra é o lugar do transitório, daquilo que passa daquele que cai, daquele que erra, daquele que morre, nada é perfeito.
O céu é lugar da perfeição, do imutável, do eterno, onde nada perece.
Depois que chegaram todas as estrelas e conferindo o seu número, Deus falou de novo:
- Mas está faltando uma estrela. Perdeu-se no caminho?
Um anjo que estava perto retrucou:
- Não Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens.
Ela descobriu que seu lugar é exatamente onde existe a imperfeição, onde há limite, aonde as coisas não vão bem, onde há luta e dor.
_ Mas que estrela é essa? - voltou Deus a perguntar.
_ É a Esperança, Senhor. A estrela verde. A única estrela dessa cor.
E quando olharam para a Terra, a estrela não estava só.
A Terra estava novamente iluminada porque havia uma estrela verde no coração de cada pessoa.
Deus já conhece o futuro e a Esperança é própria da pessoa humana, própria daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe como será o futuro.
Receba neste momento esta "estrelinha" em seu coração, sua estrela verde.
Não deixe que ela fuja e nem se apague.
Tenha certeza de que ela iluminará o seu caminho… Seja sempre otimista! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário