segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Plano de aula - 07/02/2012

Data 07 de Fevereiro de 2012 (Dia do Gráfico)
O dia 07 de fevereiro foi a data escolhida para homenagear o gráfico em razão de uma greve realizada por esses profissionais no ano de 1923, em São Paulo, onde reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos. O movimento obteve sucesso e marcou a base sindical do país, tendo sido liderado por João da Costa Pimenta.
O trabalho do profissional gráfico é de imprimir panfletos de propagandas, cartões de visita, convites, notas fiscais, livros, revistas e jornais, além de etiquetas, embalagens e banners. Também são responsáveis por produção de artigos de papelaria e cartonagem.
Tema/Conteúdo: Avaliação Diagnóstica Português / Matemática
Objetivo: Avaliar o conhecimento sistematizado dos alunos.
Método:
Acolhida: Leitura do texto (quatro velas acessas e leitura encenada)
Os quatro elementos
Quatro velas queimavam calmamente. O ambiente estava tão silencioso que era possível ouvir o diálogo que travavam. A primeira disse:
- Eu sou a Paz! Apesar de minha luz, pessoas não conseguem manter-me, acho que vou apagar. - E diminuindo devagarzinho, apagou totalmente.
- Eu me chamo Fé! Infelizmente sou muito supérflua. As pessoas não querem saber de Deus. Não faz sentido continuar queimando. - Ao terminar sua fala, um vento levemente bateu sobre ela, que se apagou.
Baixinho e triste a terceira vela se manifestou:
- Eu sou o Amor! Não tenho mais força para queimar. As pessoas me deixam, esquecem até daquelas que lhes amam. - E sem esperar apagou-se.
De repente... Entrou uma criança e viu as três velas apagadas.
- O que é isto? Vocês deviam queimar e ficar acesas até o fim. - Dizendo isso, começou a chorar.
Então a quarta vela falou:
- Não tenha medo, criança. Enquanto eu estiver queimando poderemos acender as outras velas. Eu sou a Esperança!
- A criança, com os olhos brilhantes, pegou a vela que restava e acendeu as outras.

- Realizar as avaliações diagnósticas;

Avaliação diagnóstica matemática:
1) Qual das alternativas possui apenas números pares?

a- 3457, 2223, 3452, 1236
b- 9879, 7653, 7651, 6765
c-  5438, 3456, 9872, 6710
d- 1233, 9894, 5670, 6781

2) Como se escreve o número 66.600?
a-    Sessenta e seis mil e seis centos
b-    Secenta e seis mil e  sescentos
c-     Sessenta e seis mil e seiscentos
d-    Sessenta e ceis mil e  Seisssentos
3)  Decompondo   7.865:
a-      7+0+8+6+5
b-     70+800+60+5
c-      7.000+800+60+5
d-     70.000 +800+60+5
4)  Compondo o número: vinte e cinco mil, setecentos e nove unidades . Seria:
a-     25.7009
b-     205.709
c-     25.709
d-     205.7009
5)  O antecessor de 10.000 é:
a-  99.989
b-  99.999
c-  98.889
d-  9.999
6)  O sucessor de 9.999 é:
a-     10.000
b-     100.000
c-      100
d-     10.001
7) Se tenho R$ 50,00 e gasto R$ 35,00 na compra de material escolar, que operação devo fazer para saber quanto vou receber de troco?
a- adição
b- subtração
c- multiplicação
d- divisão
 8)  Se tenho R$ 27,00 e sei que darei o dinheiro para meus 3 sobrinhos, que operação devo fazer para saber quanto dar a cada criança?

a- adição
b-  subtração
c-  multiplicação
d-  divisão
 9)  Tenho 39 caixas de lápis com 24 lápis em cada caixa. Quantos lápis eu tenho?
a-  936
b- 1.230
c-  4.620
d- 11.621
10)  Tinha R$100,00, perdi R$23,00 e ganhei R$17,00. Com quanto eu fiquei?
a-  R$ 14,00
b- R$ 34,00
c- R$ 94,00
d- R$ 74,00
 11) Quanto é 10.000 - 7. 983?
a-  2.017
b-  5.987
c- 6.350
d- 3.017
 12) Quanto é 239.836 + 9.621 ?
a-  99.987
b- 239.877
c- 87.617
d- 249.457
13)  Quanto é 1.907 x 9 ?
a - 61.540
b- 186.886
c- 17.163
d- 621.424
 14)   Quanto é 128 / 4?
a-  31
b-  87
c-  32
d-  42

Avaliação Diagnóstica de Português
O LEÃO E O RATINHO
Ao sair do buraco viu-se um ratinho entre as patas do leão. Estacou, de pelos em pé, paralisado pelo terror. O leão, porém, não lhe fez mal nenhum.
- Segue em paz, ratinho: não tenhas medo de teu rei.
Dias depois o leão caiu numa rede. Urrou desesperadamente, debateu-se, mas quanto mais se agitava mais preso no laço ficava.
Atraído pelos urros, apareceu o ratinho.
- Amor com amor se paga - disse ele lá consigo e pôs-se a roer as cordas. Num instante conseguiu romper uma das malhas. E como a rede era das tais que rompida a primeira malha as outras se afrouxam, pôde o leão deslindar-se e fugir.

Mais vale paciência pequenina do que arrancos de leão.
(LOBATO, Monteiro. Obra infantil completa. Volume "Fábulas". São Paulo: Brasiliense)

Atividade
Questões sobre o texto:
1. Quem é o autor deste texto e qual o nome do livro em que foi publicado?
2. Por que o ratinho ficou paralisado pelo terror?

3. O que aconteceu ao leão, dias depois de ele ter encontrado o ratinho?

4. Por que o ratinho resolveu ajudar o leão?

5. Quem são as personagens do texto?

6. Quem conta a história? O ratinho? O leão? Outro?

7. Toda fábula possui uma moral da história. Qual é a moral deste texto lido?

8. O texto pode ser dividido em três partes. Localize-as.
1ª parte: o primeiro encontro do ratinho e do leão. Parágrafos_______
2ª parte: o leão preso. Parágrafos______
3ª parte: o segundo encontro. Parágrafos _______

9. Você conhece todas as palavras do texto? Isto impediu você de entendê-lo?

10. Qual é a pontuação usada quando as personagens falam?

11. Substitua a palavra grifada na frase a seguir pelo nome do animal correspondente no texto: Ele ficou paralisado pelo terror.

12. Dê outro título ao texto.

13. Escrever e contar alguma fábula que conheça para os colegas.

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