segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Primeira semana de aula - Inicio da avaliação diagnóstica


Plano Semanal de 11 a 15 de Fevereiro 2019
Desenvolvimento: Partir do texto “Sua Avó, meu bassêt” – Sylvia Orthof iniciar a Avaliação Diagnóstica que servirá de base para o planejamento bimestral. Nesse primeiro momento a avaliação será voltada para os Componentes Curriculares de Matemática e Língua Portuguesa: as habilidades que serão avaliadas em Língua Portuguesa serão: leitura, escrita ortográfica, organização textual, reprodução (cópia), Interpretação Textual (informações explícitas), oralidade; as habilidades que serão avaliadas em Matemática serão: Sistema de Numeração Decimal; Resolução de Situações Problemas (quatro operações fundamentais); técnica de cálculos.

Objetivos de aprendizagem
L.P. 157;159;161;162;163;166
Mat. 127;128;129;130
OBS. Alguns OA referentes ao 1º ciclo serão reavaliados.

DIA
ATIVIDADES
SEGUNDA-FEIRA
11/02/2019
- Dinâmica de Acolhida: Colocar a caneta na garrafa (motivar a cooperação entre a turma); Desenho ditado (respeito à individualidade de cada um)
- Contrato Didático (O que esperamos? O que devemos fazer? O que devemos evitar?)
- Livro da vida: escolha do título; autorretrato.
- Organização dos cadernos.
TERÇA-FEIRA
12/02/2019
Paralisação dos Servidores Estaduais
QUARTA-FEIRA
13/02/2019
- Iniciar SD partindo do texto: “Sua Avó, meu bassê” – Sylvia Orthof;
- Explorar a capa do livro: Os bichos que tive – levantando hipóteses quanto ao assunto do livro; (observar a disposição para ouvir, respeitando os turnos de fala)
- Preencher ficha técnica do livro (ativ1);
- Leitura em voz alta do texto “Sua Avó, meu bassê”
- Roda de conversa sobre o texto (Já conheciam o texto? Gostaram da história? Qual o tipo do texto? O que mais gostaram? Qual a finalidade desse texto? etc)
- Atividade (sequenciação de acontecimentos/ organização textual) (ativ2);
- Atividade (texto recortado) – leitura e organização de ideias; (ativ3)
- Interpretação textual – informações explícitas; (passar no quadro)
- Para casa: Escrever sobre o seu animal de estimação, quem não tem pode escrever sobre o animal que gostaria de ter.
QUINTA-FEIRA
14/02/2019

- Apresentar o texto produzido (pedir que alguns alunos leiam suas produções);
- Chamar a atenção para os substantivos próprios (nome dos animais) e comuns (espécie do animal);
- Fazer uma lista dos animais citados pela turma; observar a frequência desses animais, sugerindo a confecção de gráfico de barras; Explorar os resultados; (Qual animal tem maior frequência (moda)? Qual tem menor frequência? etc.);
- Apresentar situações problemas no contexto apresentado. (ativ4)
- Para casa: Pesquisar as regras do Jogo de matemática – ASDM;
SEXTA-FEIRA
15/02/2019
- Apresentar as regras do Jogo Matemático: ASDM; (explorar as características do texto apresentado – instrucional; deixar exposto para consulta)
- Estudar algumas possibilidades de resolução jogo;
- Registro das estratégias utilizadas pelo aluno na resolução dos resultados;
- Atividade analisando o número (ordem, classe, posição, valor, escrita, decomposição). (passar no quadro)
Obs. Possíveis alterações serão relatadas no verso desse plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário