Desenvolvimento:
Sequência Didática a
partir do livro – Dez casas e um poste que Pedro fez - Hermes Bernardi Jr. Para
dar continuidade ao trabalho com Sistema decimal; Leitura; Produção Escrita de
texto descritivo; Interpretação textual; Ideia de localização e deslocamento;
antecessor e sucessor;
DIA
|
ATIVIDADES
|
SEGUNDA-FEIRA
|
-
Leitura do livro Dez casas e um poste que Pedro fez - Hermes Bernardi Jr.
Usando a estratégia pintar e montar a atividade individual, pintando as casas
com as cores certas e colando os personagens nas ordens correspondentes,
explorando as cantigas e brincadeiras que aparecem no contexto;
-
Estudo ortográfico das palavras chaves da história – VACA FLOR ISBELA; PEIXE
VIVO; SAPO NA BEIRA DO RIO; BOI; GIRAFA JOSI ÉFINA; BONECO REQUEBRADO; MANUEL
E JOEL; MACACO LISTRADO; DONA COBRA; PERERECA ANA CLETA RODA;
-
Para casa – Atividade fixação RR.
|
TERÇA-FEIRA
|
-
Recordar a história – explorando com atividades escritas as duas primeiras
estrofes do livro – A casa amarela e a casa vermelha que Pedro fez;
-
Para casa – interpretação textual
|
QUARTA-FEIRA
|
-
Momento da leitura na biblioteca escolar;
-
Sessão de cinema – Pixels
-
Para casa – interpretação textual
|
Desenvolvimento:
Continuação da Sequência Didática – Dez casas e um
poste que Pedro fez - Hermes Bernardi Jr.
DIA
|
ATIVIDADES
|
SEGUNDA-FEIRA
03/07/2017
|
-
Calendário de Julho – completar e explorar os dias;
-
Situações problemas explorando as casas conforme localização, cores e
moradores – números das casas partindo da casa 101 até 110;
-
Batalhando com material dourado – números com 3 ordens;
-
Leitura de gibis e jogos pedagógicos;
-
Para casa – Antecessor e sucessor
|
TERÇA-FEIRA
04/07/2017
|
-
Relembrar a sequencia das casas que Pedro fez seus personagens, observando as
características de cada um;
-
Explorar as palavras – nomes dos personagens e palavras com dificuldades
ortográficas – separe as sílabas; artigo definido ‘a’ ou ‘o’;
-
Releitura e produção de texto – Essa é a casa – escolher uma cor – que – nome do aluno – fez onde mora – escolher um personagem e
descrever como é a rotina desse personagem;
-
Socialização das produções;
-
Para casa – ortografia – b ou p
|
QUARTA-FEIRA
05/07/2017
|
- Leitura de gibis e jogos pedagógicos;
- Explorar a música – Era uma casa –
atividades de interpretação, atividade escrita e ilustrações;
- Tipos de moradias e seus moradores;
- Para casa – ortografia – u ou l
|
QUINTA-FEIRA
06/07/2017
|
-
Paródia ‘Era um macaco’ – apresentar cartaz e observar as semelhanças sonoras
entre a paródia e a música original;
-
Atividades no QVL – com as 3 ordens da 1ª classe – unidades simples;
-
Para casa – ortografia –ce e ci
|
SEXTA-FEIRA
07/07/2017
|
-
Situações problemas no contexto dos textos apresentados durante a semana;
-
Retomar as brincadeiras citadas no livro, fazer lista e acrescentar
brincadeiras elencadas pelos alunos;
-
Recreação resgatando as brincadeiras;
-
Para casa – ortografia – ge e gi
|
Desenvolvimento:
Continuação da Sequência Didática – Dez casas e um
poste que Pedro fez - Hermes Bernardi Jr. possibilitando a intertextualidade
entre o livro ‘poema’, A casa ‘música’ e o ‘conto’ dos Três porquinhos;
apresentando os tipos de moradias, reflexão ortográfica, números ordinais,
leitura e produção textual,
DIA
|
ATIVIDADES
|
SEGUNDA-FEIRA
10/07/2017
|
- Montar o livrão com a história –
Dez casas e um poste que Pedro fez.- trabalho em duplas;
- Apresentar a história do Três porquinhos;
explorar o enredo e o conflito gerador
- Vídeo tipos de moradias - Atividades
sobre Tipos de moradias – consciência social das diferenças entre as moradias
e seus moradores;
- Para casa – texto lacunado – A casa
|
TERÇA-FEIRA
11/07/2017
|
- Recordar a história dos três
porquinhos propondo atividades de reflexão ortográfica e gramatical; produção
textual, plural;
- Fazer uma competição de corrida
cronometrando o tempo para posteriormente trabalhar os números ordinais
- Números ordinais como se lê;
- Para casa – fixação números
ordinais
|
QUARTA-FEIRA
12/07/2017
|
- Retomar o
conceito de números ordinais com atividades de fixação;
- Situações
problemas com a exploração do calendário de julho;
- Ilustração
Minhas férias estão chegando;
- Para casa –
fixação QU
|
Amei a sequencia didática! Parabéns!
ResponderExcluir