Desenvolvimento:
Sequência Didática a
partir da leitura do livro – Quanto a mãe grita, expandindo o assunto para
todas as disciplinas através da intertextualidade sendo gancho para refletir
sobre a importância de uma boa relação entre mães e filhos e os elos que unem.
DIA
/ OAs
|
ATIVIDADES
|
SEGUNDA-FEIRA
|
Feriado
Nacional: Dia dos trabalhadores
|
TERÇA-FEIRA
|
- Leitura
deleite do livro – Quando a mãe grita de Juta Bauer; - explorar oralmente a
narrativa e o conflito gerador. (oralidade)
-
Dividindo a sala em grupos montar o livro com ilustrações. (recontando a
história – recursos gráficos e expressão artística)
-
Texto fatiado para reorganizarem e ilustrarem no caderno (relacionando as
partes do texto);
-
Caça-palavras – palavras retiradas do texto onde o R tem vários sons – explorar as palavras através de ilustrações e
texto lacunado; (ortografia)
-
Calendário de maio; (sequência numérica e unidade de tempo)
-
Para casa – Cruzadinha (Ortografia R ou RR)
|
QUARTA-FEIRA
|
-
Leitura do Livro da Vida;
-
Escrever um bilhete para a mãe do pinguim da história; (produção escrita);
-
Ler o poema de Vinícius de Moraes – exposição em cartaz - O pinguim –
explorar os aspectos gráficos (oralidade e escrita);
- No
Laboratório de informática jogar - Tux Of Math Command, (Tux, do Comando da
Matemática);
-
Registrar operações realizadas no laboratório; (campo conceitual adição e
subtração)
-
Para casa – Atividade de sequencia numérica de 1 a 200.
|
QUINTA-FEIRA
|
-
Leitura do Livro da Vida;
-
Apresentar o vídeo - Detetives da Natureza - (Aventuras com os Pinguins) https://www.youtube.com/watch?v=8udTn3iacmI – levantar questionamentos sobre o
vídeo – usar globo terrestre ou mapa mundi para localizar a região onde vivem
os pinguins;
-
Texto informativo sobre os pinguins – explorar o texto oralmente;
-
Situações problemas sobre os pinguins através do texto sobre as curiosidades
numéricas dos pinguins;
-
Para casa – Sequencia numérica e operações da adição e subtração;
|
SEXTA-FEIRA
|
-
Leitura do livro da Vida;
- Apresentar a
música – Pinguim: Toquinho – Explorar a letra e comparar com o poema;
-
Ciclo da vida do pinguim;
-
Desenhar o pinguim e seu habitat;
-
Fazer o pinguim com caixa de ovo, usando tinta guache;
-
Brincadeira do passa-passa (com bexiga) – imitando os pinguins;
-
Para casa – Atividade de fixação R e RR.
|
QUANDO A MÃE GRITA
JUTA BAUER
HOJE
DE MANHÃ, A MINHA MÃE GRITOU COMIGO,
E
EU FIQUEI DESFEITO.
A
MINHA CABEÇA VOOU PARA JUNTO DAS ESTRELAS.
O
MEU CORPO PERDEU-SE POR ENTRE AS ONDAS DO MAR.
AS
MINHAS ASAS VOARAM E SÓ PARARAM NA SELVA.
O
MEU BICO FOI PARAR AO CUME DE UM MORRO.
A
MINHA CAUDA FICOU PERDIDA NO MEIO DA CIDADE.
AS
MINHAS PATAS, PRIMEIRO, FICARAM PARALISADAS, MAS, DEPOIS, COMEÇARAM A CORRER, A
CORRER SEM PARAR.
EU
QUERIA ENCONTRAR-ME, MAS OS OLHOS ESTAVAM PERDIDOS NO UNIVERSO…
…
QUERIA PEDIR AJUDA, MAS O MEU BICO CONTINUAVA NO MEIO DOS MORROS….
…
QUERIA ESVOAÇAR, MAS AS ASAS CONTINUAVAM PERDIDAS NO MEIO DA SELVA.
AS PATAS ESTAVAM JÁ TÃO CANSADAS
QUE PARARAM PARA DESCANSAR NO DESERTO, PARA APROVEITAREM O FRESCO DE UMA GRANDE
SOMBRA QUE POR ALI PASSAVA.
A
MÃE, DEPOIS DE TER GRITADO, TINHA IDO AO ENCONTRO DE CADA PARTE DE MIM E, COM
PACIÊNCIA, LINHA E AGULHA, JÁ TINHA UNIDO QUASE TODAS.
SÓ
FALTAVAM AS PATAS.
DESCULPA! –
DISSE, POR FIM, A MÃE QUE TINHA GRITADO.”
E FORAM PASSEAR NO BARCO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário