Nem tudo é dislexia
Aprender sem dificuldade? Será
realmente possível?
Provavelmente, todos nós em
alguma fase da vida já estabelecemos uma relação de sofrimento com o novo.
Aprender requer reconstrução e para reconstruir é preciso demolir e a demolição
é um momento de desordem. Por isso o aprender se estabelece em meio a uma
desordem organizada com um objetivo claro que é a reconstrução, seja de um
conceito, de uma habilidade cognitiva ou prática.
Há certo desconforto quando os
objetivos, que foram cuidadosamente traçados demoram a ser alcançados, então a
busca por um culpado passa a ser o objetivo maior e mais urgente. E como a
melhor defesa é o ataque e para que a inestimada competência docente seja
mantida logo se procura o problema na falta de capacidade de aprender do
educando ou do aprendiz. Rótulos como “esse não tem jeito”; “ele é dislexo, não
adianta perder tempo”; “esse não vai nem com reza brava” amenizam a
responsabilidade e descompromissam a intervenção.
Rosangela Borges da Silva
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