quinta-feira, 2 de junho de 2016

Será mesmo dislexia?



Nem tudo é dislexia

Aprender sem dificuldade? Será realmente possível?
Provavelmente, todos nós em alguma fase da vida já estabelecemos uma relação de sofrimento com o novo. Aprender requer reconstrução e para reconstruir é preciso demolir e a demolição é um momento de desordem. Por isso o aprender se estabelece em meio a uma desordem organizada com um objetivo claro que é a reconstrução, seja de um conceito, de uma habilidade cognitiva ou prática.
Há certo desconforto quando os objetivos, que foram cuidadosamente traçados demoram a ser alcançados, então a busca por um culpado passa a ser o objetivo maior e mais urgente. E como a melhor defesa é o ataque e para que a inestimada competência docente seja mantida logo se procura o problema na falta de capacidade de aprender do educando ou do aprendiz. Rótulos como “esse não tem jeito”; “ele é dislexo, não adianta perder tempo”; “esse não vai nem com reza brava” amenizam a responsabilidade e descompromissam a intervenção. 

Rosangela Borges da Silva
 

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