Data: 06 de Fevereiro de 2012
Tema/Conteúdo: Acolhida
Objetivo: Criar ambiente agradável e acolhedor que seja um convite a aprendizagem.
Método:
- Preparar ambiente com cartazes de Boas Vindas e demais painéis conforme Projeto “Criando Ambiente Alfabetizador
- Painel de Acolhida: O aluno precisa sentir-se acolhido para que fique receptivo ao conhecimento, um painel de Boas Vindas é um bom começo. O painel será montado em cartolina branca com letras recortadas (placas de EVA) e terá o nome de cada aluno da turma, acolhendo assim individualmente e será fixado na porta da sala.
- Calendário – com as datas de aniversário: É importante a presença de calendário na sala por que mesmo que haja a expectativa de que o aluno do 5º ano já entenda a questão temporal e divisão do ano em meses/ semanas, muitos ainda não assimilaram esta dinâmica. Lembrar do Aniversário de cada um como data importante para a turma faz o aluno sentir-se em um grupo com afinidade e proximidade, possibilitando a integração e cooperação mutua nos trabalhos em grupo, por exemplo. Este painel será montado com TNT preto de fundo, calendário e com o nome dos alunos nos respectivos meses de aniversário.
- Ajudante da Semana: Envolver os alunos no processo é o nosso maior objetivo, com a participação ativa de um aluno especifico a cada semana será um incentivo extra para a participação da turma. O painel será confeccionado com EVA e o nome pregado com pregadores. O ajudante da semana tem como função: Ajudar na organização da sala; Distribuir atividades e materiais; Cuidar da disciplina quando o professor se ausentar da sala; Além de redigir um relatório no Caderno de Registro Diário que será levado para casa e entregue no final da semana. O registro no caderno deverá conter: Relato do dia escolar e da experiência vivida como ajudante da sala. (respondendo as perguntas – O que aconteceu? O que você achou? Você gostou de ser líder? Porque?) A escolha do Ajudante da Semana será por sorteio.
- Painel Datas Comemorativas: importante para conhecimento e sugestões de atividades sobre cada tema afim. Confeccionar em cartolina e texto impresso.
- Sílabas Complexas: Para auxiliar no processo de alfabetização e dificuldade de leitura e escrita. Expor através de cartazes;
- Relógio com ponteiro em algarismos romanos, para incentivar e despertar curiosidade a respeito do sistema de horas e divisão do dia;
- Termômetro com medição de umidade e temperatura ambiente: através da anotação da temperatura e umidade diariamente, obter recursos para desafios matemáticos, estudo de fenômenos da Natureza, o quadro “Observando a Natureza”:
OBSERVANDO A NATUREZA
Data | Temperatura ºC (inicio da aula) | Temperatura ºC (término da aula) | O tempo (*) (inicio da aula) | O tempo (*) (término da aula) | Observação sobre a variação de temperatura e tempo durante a aula |
- Realizar Dinâmica de Boas Vindas:
(Durante a narrativa da historia o grupo deve fazer gestos a cada vez que aparecem as palavras)
PAZ – Um aperto de mão
AMOR – bater palmas três vezes
SORRISO – uma gargalhada
Narrativa
Era uma vez uma pessoa chamada Amor.
PAZ – Um aperto de mão
AMOR – bater palmas três vezes
SORRISO – uma gargalhada
Narrativa
Era uma vez uma pessoa chamada Amor.
Aquela pessoa chamada Amor sonhava sempre com a paz.
Certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele encontrasse a paz.
E foi exatamente naquele dia que o Amor saiu a procura da paz.
Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios.
Então, Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos comunicava a paz.
E percebeu que a paz existe no intimo de cada pessoa e, para vê-la basta aprender a dar um sorriso.
No mesmo instante, seus amigos perguntaram juntos: Amor, ó Amor! Você sabe onde está a paz?
Ao que ele respondeu: Sim, encontrei a paz.
Ela existe dentro de cada um de nós. Basta sabermos dar um sorriso.
Então, todos os que têm Amor tragam a paz e o sorriso para cá.
E assim, todos ouçam cada um dizer. Bem vindos!
Certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele encontrasse a paz.
E foi exatamente naquele dia que o Amor saiu a procura da paz.
Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios.
Então, Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos comunicava a paz.
E percebeu que a paz existe no intimo de cada pessoa e, para vê-la basta aprender a dar um sorriso.
No mesmo instante, seus amigos perguntaram juntos: Amor, ó Amor! Você sabe onde está a paz?
Ao que ele respondeu: Sim, encontrei a paz.
Ela existe dentro de cada um de nós. Basta sabermos dar um sorriso.
Então, todos os que têm Amor tragam a paz e o sorriso para cá.
E assim, todos ouçam cada um dizer. Bem vindos!
- Explicar como será o trabalho anual, deixando-os cientes dos projetos da escola e da sala;
- Iniciar diálogo sobre as Regras de Convivência, realizando como referencia o Semáforo com o significado de suas cores:
Introduzir a atividade perguntando para as crianças se elas conhecem ou sabem o que é um semáforo, onde podemos encontrá-lo, para que serve, quais as cores presentes. Trabalhe com o significado de cada cor: Verde – siga, continue, pode passar; Amarelo ou Laranja – atenção; Vermelho – pare, não prossiga.
Discuta com as crianças sobre as regras de convivência da sala/ escola, quais combinados poderiam estar no sinal Verde – o que se pode fazer: estudar, cuidar da sala e dos colegas, organizarem a biblioteca de sala, deixar a sala limpa; no sinal Amarelo ou Laranja – combinados que teriam momento adequado para ocorrer: brincar, lanchar, correr, beber água e ir ao banheiro (se houver um horário combinado); e no sinal Vermelho – o que não podemos fazer na escola: sair correndo e gritando, bater nos colegas, não realizar as atividades de sala ou para-casa, quebrar objetos e brinquedos da sala ou dos colegas.
Professor, o importante neste momento é que as regras e combinados sejam propostos pelas próprias crianças, e que você faça a mediação desse processo.
Realizada a discussão, entregue para as crianças pequenos pedaços de papel para as mesmas escreverem as regras e combinados a serem colados nas cores correspondentes. O professor poderá conduzir de duas formas:
Deixar que as crianças escrevam os combinados/regras livremente; ao final da escrita o professor deve ler junto com a turma as escritas e discutir coletivamente o local adequado para cada combinado/regra lida; ou seja, se a criança escrever como regra "bater no colegas" discutir se a regra será colada na cor Vermelha, Amarela ou Verde.
É aconselhável que o professor já tenha preparado um mural com o desenho do semáforo, com suas respectivas cores, e que esse permaneça na sala durante o ano todo – ou que se altere quando necessário – para auxiliar o professor na relação das regras de convivência com as crianças.
Encerre sua atividade avaliando com as crianças as possíveis repetições que possam ter ocorrido e discuta a importância de vivenciar estes combinados para desenvolvimento de seus aprendizados.
(Retirado do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5472)
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