domingo, 28 de maio de 2017

Sequencia didática - Quando a mãe grita


Desenvolvimento: Sequência Didática a partir da leitura do livro – Quanto a mãe grita, expandindo o assunto para todas as disciplinas através da intertextualidade sendo gancho para refletir sobre a importância de uma boa relação entre mães e filhos e os elos que unem.

DIA / OAs
ATIVIDADES
SEGUNDA-FEIRA
Feriado Nacional: Dia dos trabalhadores
TERÇA-FEIRA
- Leitura deleite do livro – Quando a mãe grita de Juta Bauer; - explorar oralmente a narrativa e o conflito gerador. (oralidade)
- Dividindo a sala em grupos montar o livro com ilustrações. (recontando a história – recursos gráficos e expressão artística)
- Texto fatiado para reorganizarem e ilustrarem no caderno (relacionando as partes do texto);
- Caça-palavras – palavras retiradas do texto onde o R tem vários sons – explorar as palavras através de ilustrações e texto lacunado; (ortografia)
- Calendário de maio; (sequência numérica e unidade de tempo)
- Para casa – Cruzadinha (Ortografia R ou RR)
QUARTA-FEIRA
- Leitura do Livro da Vida;
- Escrever um bilhete para a mãe do pinguim da história; (produção escrita);
- Ler o poema de Vinícius de Moraes – exposição em cartaz - O pinguim – explorar os aspectos gráficos (oralidade e escrita);
- No Laboratório de informática jogar - Tux Of Math Command, (Tux, do Comando da Matemática);
- Registrar operações realizadas no laboratório; (campo conceitual adição e subtração)
- Para casa – Atividade de sequencia numérica de 1 a 200.
QUINTA-FEIRA
- Leitura do Livro da Vida;
- Apresentar o vídeo - Detetives da Natureza - (Aventuras com os Pinguins)  https://www.youtube.com/watch?v=8udTn3iacmI – levantar questionamentos sobre o vídeo – usar globo terrestre ou mapa mundi para localizar a região onde vivem os pinguins;
- Texto informativo sobre os pinguins – explorar o texto oralmente;
- Situações problemas sobre os pinguins através do texto sobre as curiosidades numéricas dos pinguins;
- Para casa – Sequencia numérica e operações da adição e subtração;
SEXTA-FEIRA
- Leitura do livro da Vida;
- Apresentar a música – Pinguim: Toquinho – Explorar a letra e comparar com o poema;
- Ciclo da vida do pinguim;
- Desenhar o pinguim e seu habitat;
- Fazer o pinguim com caixa de ovo, usando tinta guache;
- Brincadeira do passa-passa (com bexiga) – imitando os pinguins;
- Para casa – Atividade de fixação R e RR.




QUANDO A MÃE GRITA
JUTA BAUER

HOJE DE MANHÃ, A MINHA MÃE GRITOU COMIGO,
E EU FIQUEI DESFEITO.

A MINHA CABEÇA VOOU PARA JUNTO DAS ESTRELAS.

O MEU CORPO PERDEU-SE POR ENTRE AS ONDAS DO MAR.

AS MINHAS ASAS VOARAM E SÓ PARARAM NA SELVA.

O MEU BICO FOI PARAR AO CUME DE UM MORRO.

A MINHA CAUDA FICOU PERDIDA NO MEIO DA CIDADE.


AS MINHAS PATAS, PRIMEIRO, FICARAM PARALISADAS, MAS, DEPOIS, COMEÇARAM A CORRER, A CORRER SEM PARAR.
EU QUERIA ENCONTRAR-ME, MAS OS OLHOS ESTAVAM PERDIDOS NO UNIVERSO…
… QUERIA PEDIR AJUDA, MAS O MEU BICO CONTINUAVA NO MEIO DOS MORROS….
… QUERIA ESVOAÇAR, MAS AS ASAS CONTINUAVAM PERDIDAS NO MEIO DA SELVA.
AS PATAS ESTAVAM JÁ TÃO CANSADAS QUE PARARAM PARA DESCANSAR NO DESERTO, PARA APROVEITAREM O FRESCO DE UMA GRANDE SOMBRA QUE POR ALI PASSAVA.


A MÃE, DEPOIS DE TER GRITADO, TINHA IDO AO ENCONTRO DE CADA PARTE DE MIM E, COM PACIÊNCIA, LINHA E AGULHA, JÁ TINHA UNIDO QUASE TODAS.
SÓ FALTAVAM AS PATAS.
DESCULPA! – DISSE, POR FIM, A MÃE QUE TINHA GRITADO.
E FORAM PASSEAR NO BARCO.































Nenhum comentário:

Postar um comentário