NESTE MOMENTO TENSO É SEMPRE BOM UM MODELINHO
MODELO DE RELATÓRIO - PPAP - 5º ANO
No decorrer de 2014 a aluna
permanece com déficit de atenção e costuma falar mais que o necessário, não
respeitando os momentos em que o grupo necessita de silencio. Participa através
de atenção individualizada e atividades diferenciadas que não exijam esforços
para a realização, normalmente faz as atividades a ela propostas com apoio,
após ser estimulada e incentivada. Participa do apoio pedagógico e do Projeto
Sala de Articulação com fins de sanar suas dificuldades de aprendizagem, o que
fez com que a mesma tivesse um pouco mais de iniciativa no desenvolvimento das
atividades. Na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias a aluna apresenta dificuldades para
representar sílabas cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal, no
entanto a mesma está sendo estimulada através de recortes, leituras e jogos
(memoria, dominós, auto-ditado); os erros por interferência da fala na escrita
diminuíram através de atividades como produção de pequenas frases, textos
lacunados e coletiva de textos, como parodias, noticias, cartas e convites,
domina as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua quando
avaliada oralmente, porém, na produção escrita tem limitações no uso desses
recursos; mesmo com interferência tem problemas na segmentação de textos em frases
usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação) esta
habilidade esta sendo desenvolvida, paulatinamente, com a aplicação de
atividades impressas de desenvolvimento coletivo, jogos no LIED e visitas
constantes a biblioteca (conforme cronograma da escola); passou a ter noção
quanto ao uso da vírgula em frases; mesmo após atividade de organização textual
e correções coletivas de textos a aluna ainda não tem segurança em segmentar
texto em parágrafos, dispor margens, títulos, cabeçalhos, e necessita de
constante interferência da professora. Na leitura a aluna tem ritmo lento;
entoação pouco expressiva; não interpreta na primeira decodificação e precisa
ser estimulada para se concentrar na leitura e interpreta-la. Participou das
atividades de recreação, socializando os espaços, compreendeu as regras do jogo
teve facilidade em integrar-se no grupo, nas atividades artísticas não
apresentou dificuldades quanto aos aspectos relacionados à pintura e desenhos.
Na área de Ciências da Natureza e Matemática
e suas Tecnologias a aluna está desenvolvendo, paulatinamente, noções
básicas sobre números naturais e as quatro operações fundamentais através do
trabalho com material dourado e jogos matemáticos, além de atividades
diferenciadas com uso de figuras e situações do cotidiano. A mesma conhece a
sequencia numérica, tem noção do Quadro de Valores Posicionais e arrisca
hipóteses na leitura de gráficos e entende frações como parte de um inteiro. Na
interpretação dos problemas precisa de apoio e incentivo, e não arrisca
hipóteses mesmo com estimulo; por meio do projeto “Semana Matemática” a aluna
passou a ter noções de frações, números decimais e unidades de medidas de
maneira lúdica e continua, noções aprofundados no decorrer do semestre.
Mostrou-se interessada sobre os assuntos debatidos na disciplina de Ciências,
participando ativamente, apesar da timidez, dos seminários e trabalhos em grupo
propostos, comentando os vídeos apresentados fazendo referencia a situações do
seu cotidiano, além de se empenhar nas pesquisas solicitadas durante o
desenvolvimento das unidades estudadas. Entendeu como funciona o corpo humano e
a interação deste com o meio em que vive; realizou pesquisa sobre os Biomas
brasileiros e apresentou com seu grupo através de seminário e elaboração de
cartazes. Pode entender o complexo do ambiente das cidades se colocando como
corresponsável no processo de preservação e sustentabilidade; compreendeu
através de vídeos e exposição oral a formação do solo e a produção de energia
elétrica. Em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias apesar de se
demonstrar pouco atenta as explicações a aluna compreendeu os conteúdos,
trazendo contribuições com relatos de acontecimentos vistos nas mídias ou
vivenciados pela família; se dedicou nos trabalhos em grupo e nas atividades de
entrevistas e elaboração de cartazes, apresentações de seminários e criação de
paródia coletiva, Lê, analisa e interpreta os códigos específicos da Geografia
(mapas, gráficos, tabelas etc.), passou
a conhecer melhor como de divide politicamente o Brasil, como se deu o
processo de democratização desde o Brasil Colônia até os dias atuais;
reconheceu o planeta Terra como parte de um universo maior, entendendo a
estrutura física, tomando consciência da necessidade de se preservar o meio
ambiente; reconheceu o Brasil como parte de uma estrutura maior, entendendo seu
relevo, divisão territorial, hidrografia e as diferenças entre as regiões.
Estratégias como recursos audiovisuais e jogos no LIED facilitaram a
assimilação dos conteúdos. Participou dos Temas Transversais (cultura e
meio-ambiente) discutidos em sala de aula, onde desenvolveu as atividades
propostas, associou temas geradores como amizade, respeito, disciplina,
cooperação, tolerância e fé, estabelecendo relação com limites necessários
dentro e fora do espaço escolar. Participou do Projeto “Patrimônio” onde
realizou pesquisa, assistiu vídeos pertinentes ao assunto e em grupos
elaboraram cartazes que foram apresentados e expostos em sala de aula no
projeto “Tchau Dengue” a aluna se empenhou na elaboração da parodia coletiva
“Olha a Dengue”, montou, porém teve dificuldade em monitorar sua mosquitoeira,
pode acompanhar todo processo reprodutivo do mosquito. E apesar da necessidade
de acompanhamento diferenciado, apoio pedagógico e Articulação a aluna
alcançou, dentro das suas limitações, as expectativas de aprendizagem
estabelecidas através da avaliação diagnóstica, porém, os conteúdos da
fase/ciclo do período em questão não foram satisfatoriamente alcançados,
obtendo dessa forma Progressão com Plano de Apoio Pedagógico (PPAP). Apesar de
precisar de apoio está apta a cursar a 3ª fase do 2º ciclo.
MODELO DE RELATÓRIO - PS - 5º ANO
No decorrer do ano de
2014 a aluna mostrou-se interessada e participativa, interagindo com os demais.
Foi organizada e disciplinada. Na Área
de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias não apresentou dificuldades para representar sílabas
cuja estrutura seja diferente de consoante-vogal; corrigiu através da leitura
contínua, erros por interferência da fala na escrita em fim de palavras;
através de atividades como produção de textos individual e coletiva passou a dominar
as regras básicas de concordância nominal e verbal da língua; segmenta o texto
em frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação)
habilidade adquirida com a aplicação de atividades impressas de desenvolvimento
coletivo; passou a ter noção quanto ao uso da vírgula em frases; após atividade
de organização textual e correções coletivas de textos a aluna passou a segmentar
texto em parágrafos e dispor margens, títulos, cabeçalhos de acordo com as
convenções. Na leitura a aluna tem ritmo adequado; entoação expressiva e boa
articulação. Participou das atividades de recreação, socializando os espaços,
compreendeu as regras do jogo teve facilidade em integrar-se no grupo, nas
atividades artísticas não apresentou dificuldades quanto aos aspectos relacionados
à pintura e desenhos. Na área de Ciências da Natureza e Matemática e suas
tecnologias o trabalho com material dourado e jogos matemáticos, no
decorrer do semestre, possibilitou a aluna confiança em suas próprias
estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas
utilizando seus conhecimentos prévios; compara acontecimentos no tempo;
interpreta e produz escritas numéricas; compreende o Sistema de Numeração
Decimal; Lê, interpreta e resolver situações problemas que envolvam as quatro
operações fundamentais; desenvolve raciocínio matemático; construí o
significado do número natural a partir da contextualidade social; reconhece que
diferentes situações podem ser resolvidas por uma única operação e que
diferentes operações resolvem um mesmo problema; conhece meios para a verificação
de resultados; expressa e representa o resultado de uma medição,
gradativamente, pela terminologia adequada; lê e construí tabelas e gráficos;
elabora estratégias pessoais de estimativas, de cálculo mental e de orientação
espacial, por meio do raciocínio lógico, para resolução de problemas cotidianos
simples; analisa informações provenientes de diferentes fontes, utilizando
ferramentas matemáticas, na formação da opinião própria que permita uma
expressão critica, em problemas atuais; por meio do projeto “Semana Matemática”
a aluna passou a ter noções de frações, números decimais e unidades de medidas
de maneira lúdica e continua, noções aprofundados no decorrer do semestre. Mostrou-se
interessada sobre os assuntos debatidos na disciplina de Ciências, participando
ativamente dos seminários e trabalhos em grupo propostos, comentando os vídeos apresentados
fazendo referencia a situações do seu cotidiano, além de se empenhar nas
pesquisas solicitadas durante o desenvolvimento das unidades estudadas. Entendeu
como funciona o corpo humano e a interação deste com o meio em que vive;
realizou pesquisa sobre os Biomas brasileiros e apresentou com seu grupo
através de seminário e elaboração de cartazes. Pode entender o complexo do
ambiente das cidades se colocando como corresponsável no processo de
preservação e sustentabilidade; compreendeu através de vídeos e exposição oral
a formação do solo e a produção de energia elétrica. Em Ciências Humanas e suas tecnologias compreendeu os conteúdos,
trazendo contribuições com relatos de acontecimentos vistos nas mídias ou
vivenciados pela família; se dedicou nos trabalhos em grupo e nas atividades de
entrevistas e elaboração de cartazes, apresentações de seminários e criação de
paródia coletiva, Lê, analisa e interpreta os códigos específicos da Geografia
(mapas, gráficos, tabelas etc.), passou a conhecer melhor como de divide politicamente
o Brasil, como se deu o processo de democratização desde o Brasil Colônia até
os dias atuais; reconheceu o planeta Terra como parte de um universo maior,
entendendo a estrutura física, tomando consciência da necessidade de se
preservar o meio ambiente; reconheceu o Brasil como parte de uma estrutura
maior, entendendo seu relevo, divisão territorial, hidrografia e as diferenças
entre as regiões. Estratégias como recursos audiovisuais e jogos no LIED
facilitaram a assimilação dos conteúdos. Participou dos Temas Transversais (cultura e meio-ambiente) discutidos em sala de
aula, onde desenvolveu as atividades propostas, associou temas geradores como
amizade, respeito, disciplina, cooperação, tolerância e fé, estabelecendo
relação com limites necessários dentro e fora do espaço escolar. Participou do
Projeto “Patrimônio” onde realizou pesquisa, assistiu vídeos pertinentes ao
assunto e em grupos elaboraram cartazes que foram apresentados e expostos em
sala de aula no projeto “Tchau Dengue” a
aluna se empenhou na elaboração da parodia coletiva “Olha a Dengue”, montou e
monitorou sua mosquitoeira, onde pode acompanhar todo processo reprodutivo do
mosquito. Dessa maneira a aluna conseguiu alcançar as expectativas de
aprendizagem aos conteúdos do período em questão, obtendo dessa forma
Progressão Simples (PS), sem a necessidade de acompanhamento diferenciado. Portanto,
ela está apta a cursar a 3ª fase do 2º ciclo.
MODELO DE RELATÓRIO - PS (COM DIFICULDADES)
No decorrer de 2014 o
aluno adquiriu habilidades para convívio no ambiente escolar, através da
interferência da professora com auxilio da coordenação escolar e da família,
mas diretamente a partir do envolvimento da mãe. O método de incentivo,
recompensa e atenção individualizada fez com que o aluno demonstrasse interesse
em participar das atividades a ele apresentadas e de participar com os demais
colegas de atividades coletivas de forma harmoniosa e sem conflitos.
Demonstrou-se, assim, mais interessado e participativo que no primeiro
semestre. Na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias o aluno continua com algumas
dificuldades para representar sílabas cuja estrutura seja diferente de
consoante-vogal, para apoiar no desenvolvimento dessa habilidade são propostas
ao aluno individualmente atividades diferenciadas com jogos virtuais, recortes,
leituras e jogos (memoria, dominós, auto-ditado); persiste a interferência da
fala na escrita em começos e fins de palavras; através de atividades como
produção de textos individual e coletiva tomou conhecimento das regras básicas
de concordância nominal e verbal da língua, porém, não as utiliza de acordo com
o padrão; mesmo com interferência tem problemas na segmentação de textos em
frases usando letras maiúsculas e ponto (final, interrogação, exclamação) esta
habilidade esta sendo desenvolvida, paulatinamente, com a aplicação de
atividades impressas de desenvolvimento coletivo, jogos no LIED e visitas
constantes a biblioteca (conforme cronograma da escola); passou a ter noção
quanto ao uso da vírgula em frases; mesmo após as atividade de organização
textual e correções coletivas de textos o aluno segmenta texto em parágrafos e
dispõe margens, títulos, cabeçalhos, com a interferência da professora. Na
leitura o aluno interpreta, com apoio, e tem ritmo lento; entoação pouco
expressiva; boa articulação. Participou das atividades de recreação,
socializando os espaços, compreendeu as regras do jogo teve facilidade em
integrar-se no grupo, nas atividades artísticas não apresentou dificuldades,
sendo que sua habilidade artística para desenhos se destaca e o satisfaz. Na
área de Ciências da Natureza e Matemática o trabalho com material
dourado e jogos matemáticos, no decorrer do semestre, possibilitou ao aluno o
desenvolvimento da sua autoconfiança em suas próprias estratégias e na sua
capacidade para lidar com situações matemáticas novas utilizando seus
conhecimentos prévios, porém, o mesmo ainda precisa de encorajamento para levantar
suas hipóteses; compara acontecimentos no tempo; interpreta e produz escritas
numéricas; compreende o Sistema de Numeração Decimal; Com apoio e interferência
direta, lê, interpreta e resolve situações problemas que envolvam operações
fundamentais de adição, subtração, multiplicação e com maior dificuldade na
divisão; desenvolve raciocínio matemático; emite significado do número a partir
da contextualidade social; reconhece que diferentes situações podem ser
resolvidas por uma única operação e que diferentes operações resolvem um mesmo
problema; conhece meios para a verificação de resultados; expressa e representa
o resultado de uma medição, gradativamente, pela terminologia adequada; lê e
construí tabelas e gráficos; elabora estratégias pessoais de estimativas, de
cálculo mental e de orientação espacial, por meio do raciocínio lógico, para
resolução de problemas cotidianos simples; analisa informações provenientes de
diferentes fontes, utilizando ferramentas matemáticas, na formação da opinião
própria que permita uma expressão critica, em problemas atuais; por meio do
projeto “Semana Matemática” o aluno passou a ter noções de frações, números
decimais e unidades de medidas de maneira lúdica e continua, noções
aprofundados no decorrer do semestre. Mostrou-se interessado sobre os assuntos
debatidos na disciplina de Ciências, porem, não participa ativamente, dos
seminários e trabalhos em grupo propostos, se recusa a trabalhar em grupo.
Comenta os vídeos apresentados fazendo referencia a situações do seu cotidiano,
além de se empenhar nas pesquisas solicitadas durante o desenvolvimento das
unidades estudadas. Entendeu como funciona o corpo humano e a interação deste
com o meio em que vive; ouviu os colegas sobre a pesquisa em grupo sobre os
Biomas brasileiros, mas não participou do seminário. Pode entender o complexo
do ambiente das cidades se colocando como corresponsável no processo de
preservação e sustentabilidade; compreendeu através de vídeos e exposição oral
a formação do solo e a produção de energia elétrica. Em Ciências Humanas e suas Tecnologias compreendeu os conteúdos,
trazendo contribuições com relatos de acontecimentos vistos nas mídias ou
vivenciados pela família; se dedicou nos trabalhos em grupo e nas atividades de
entrevistas e elaboração de cartazes, apresentações de seminários e criação de
paródia coletiva, Lê, analisa e interpreta os códigos específicos da Geografia
(mapas, gráficos, tabelas etc.), passou
a conhecer melhor como de divide politicamente o Brasil, como se deu o
processo de democratização desde o Brasil Colônia até os dias atuais;
reconheceu o planeta Terra como parte de um universo maior, entendendo a
estrutura física, tomando consciência da necessidade de se preservar o meio
ambiente; reconheceu o Brasil como parte de uma estrutura maior, entendendo seu
relevo, divisão territorial, hidrografia e as diferenças entre as regiões.
Estratégias como recursos audiovisuais e jogos no LIED facilitaram a
assimilação dos conteúdos. Participou dos Temas
Transversais (cultura e meio-ambiente) discutidos em sala de aula, onde
desenvolveu as atividades propostas, associou temas geradores como amizade,
respeito, disciplina, cooperação, tolerância e fé, estabelecendo relação com
limites necessários dentro e fora do espaço escolar. Participou do Projeto
“Patrimônio” onde realizou pesquisa, assistiu vídeos pertinentes ao assunto e
em grupos elaborou cartazes que foram apresentados e expostos em sala de aula
no projeto “Tchau Dengue” o aluno colaborou na elaboração da parodia coletiva
“Olha a Dengue”, montou, porém, teve dificuldade em monitorar sua mosquitoeira,
porem, pode acompanhar todo processo reprodutivo do mosquito. E apesar da
necessidade de acompanhamento diferenciado o aluno conseguiu alcançar as
expectativas de aprendizagem aos conteúdos do período em questão, obtendo dessa
forma Progressão Simples (PS). Portanto, ele está apto a cursar a 3ª fase do 2º
ciclo.
Muito bom! Me ajudou bastante com ideias de como fazer! obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirbom conteudo
ResponderExcluirExcelente professora, parabéns.
ResponderExcluirAchei muito bom.Vai me auxiliar bastante nos meus relatorios individuais.
ResponderExcluirGostei muito e vai me auxiliar nos relatórios individuais . Obrigada
ResponderExcluirMuito bons esses relatórios. Vao me ajudar bastante na realização dos meus....
ResponderExcluir